7 dicas para melhorar seu rendimento nos estudos.


                                                                       

Em todos os meus dezenove anos como professor, desde a época que ministrava aulas para ensino médio, até hoje, eu escuto as seguintes perguntas: "Antonio, como posso estudar tal assunto?" ou "Você conhece algum método eficiente para estudar?".


Segundo o falecido professor Pierluigi Piazzi, todos nós entendemos perfeitamente o conteúdo visto na sala de aula! Mas, somente quando tiramos um tempo para estudar sozinhos, é que realmente conseguimos aprender. Eu concordo completamente com a forma do Piazzi pensar sobre a diferença entre entender e aprender, por isso deixo a seguir as 7 dicas do Grupo Antonio Medeiros para que você tenha melhor rendimento ao estudar.

Dica 01: A importância de um ambiente iluminado. 

O mentor do clube da inteligência Thiago Brunet, diz que ter uma Ideia Central Permanente (ICP) de onde você quer chegar é indispensável para se alcançar um objetivo. Tomando como base essa afirmativa, o ato de estudar é rotineiro e recorrente para que seja possível alcançar a formatura e a partir daí construir a sua carreira profissional. Sendo assim, a iluminação do seu local de estudo deve ser adequada para que você possa estudar sem perder o foco e a motivação.

"- Antonio, como vou saber qual iluminação é a correta para meu ambiente de estudos?"

O primeiro passo é você medir a área que possui o seu ambiente de estudo. O segundo passo é Usar uma tabela para calcular a quantidade de Lux ou de Lúmens necessários. O site Mundo Elétrica possui uma postagem com a NBR 5413, onde é possível utilizar uma tabela para se calcular a quantidade de iluminação que o ambiente deverá ter. Lembre-se que 1 lux =1 lúmens/m2.

Dica 02: Lugares sem a influência de sons externos/internos.

Procure estudar em ambientes silenciosos e sem pessoas que possam te atrapalhar. Lembre-se que estudar é uma atividade individual!

" - Mas Antonio, eu gosto de estudar em grupo! O que eu faço?"

Primeiro estude sozinho(a) e depois tire as dúvidas com algum colega. Se tiver 3 ou mais colegas juntos já é formação de quadrilha...

Dica 03: Beber água durante o tempo de estudo. 

Você sabia que beber água durante o estudo reduz a ansiedade? E além, também melhora as capacidades cognitivas e a memorização?

Um estudo realizado pelas Universidades de East London e Westminster concluiu a hidratação durante os estudos potencializa nossas capacidades além de combater sintomas psicológicos como a ansiedade.

Dica 04: Estudar (individualmente) o conteúdo visto em sala no mesmo dia.

Como falei anteriormente, estudar é individual. Com duas pessoas é tirar dúvidas ou explicar um assunto e a partir de três ou mais já é formação de quadrilha da zueira!

Mas quero ressaltar aqui a importância de, no mesmo dia, rever o conteúdo visto em sala, fazer exercícios para fixação (fáceis) e exercícios de aprofundamento (difíceis).

Dessa forma o aprendizado ocorrerá e na hora da avaliação, o tempo de estudo para rever o conteúdo será rápido e você mão terá a famosa TPP (Tensão Pré Prova).

Dica 05: Fazer rotinas de estudos com 45 minutos.

Sabe aquele frango de academia que no primeiro dia quer malhar 3 horas e na primeira semana que bater a meta de 3000 abdominais para o projeto carnaval?

Então, não seja essa pessoa!

Estudar também é uma forma de treinar, e como todo o treino, é necessário fazer o esforço físico (nesse caso intelectual) por um tempo e depois descansar por um período para aliviar o seu cérebro.

"- Antonio, como faço para organizar meu tempo?"

Coloque seu celular para despertar em períodos de 45 minutos e 15 minutos. No tempo de 45 minutos, estude focado como se sua vida dependesse daquele conteúdo. Nos 15 minutos de folga, beba água, vá ao banheiro, estique a coluna e faça alguma atividade que não seja ver televisão ou mexer no celular. Sim, a TV e o celular são destruidores do nosso foco e da nossa atenção.

Dica 06: Tenha experiência com exercícios do assunto.

Filhão, filhona, foca aqui comigo: "- Ninguém aprende sem fazer exercícios!"

Sim, você terá que fazer muitos exercícios para poder estar preparado para fazer uma prova e mais, para estar preparado para o mercado de trabalho.

Exercite fazendo listas do professor, provas antigas, listas de livros bases. Procure exercícios que possam contextualizar o conteúdo no cotidiano. Isso ajuda a ter mais prazer em estudar e resolver questões das disciplinas.

Dica 07: Tenha uma alimentação e tempo de sono adequado.

O especialista em desenvolvimento pessoal e mudança comportamental, Wendell Carvalho, diz que um sono regulado e uma alimentação adequada faz toda a diferença para quem deseja ter uma rotina de estudos e uma vida épica.

O psiquiatra Augusto Cury, pesquisador e escritor que possui livros publicados em mais de 70 países e já vendeu mais de 30 milhões de livros no Brasil, ressalta que não devemos ficar mexendo no celular, ou ver televisão horas antes de dormir. Por outro lado, ler livro em papel ou no Kindle e tomar um chá ou leite quente são hábitos saudáveis para termos uma boa noite de sono! Particularmente, eu gosto de comer dois ovos, café com leite e frutas (mamão ou melão) de manhã. Tenho observado uma melhora na minha energia e na disposição que se perpetua durante o dia inteiro!

Agradeço a você que chegou até o final desse post, muito obrigado pela audiência!!!

De qual dica você mais gostou? Qual o seu maior problema ao estudar? Deixe seu comentário!!

Por Antonio Medeiros

Postar um comentário

0 Comentários